Os sistemas operacionais mobile passaram por uma grande mudança nos últimos anos, tivemos desde a revolução iniciada pelo iOS, a morte do Windows Phone, e o domínio do Android. Em meio a isso em 2018 surge o KaiOS, uma reestruturação do FirefoxOS com um objetivo nobre, trazer um sistema operacional com recursos e acesso a internet para o próximo bilhão.
O KaiOS, traz o poder dos aplicativos para Feature Phones (telefenes mais barato, com teclados físicos):

A grande diferença dele para os outros celular semelhantes é que ele possui um sistema operacional com apoio de grande companhias como a Google e o Facebook, empresas que tem grande interesse em expandir seu público.
Devido a isso os celulares com KaiOS vem de fábrica com aplicativos muito usados pelo público dessas empresa (WhatsApp, Youtube), e esse aplicativos são bem integrados com a plataforma. Destaque para o WhatsApp que desenvolveu um aplicativo muito bom e funcional para a plataforma e também para o Google Assistant que já vem integrado com o sistema. Além disso podemos encontra vários aplicativos e jogos dos mais variados tipos na loja de aplicativos.
Mas afinal para quem é o KaiOS?
Na minha visão, existem 3 aplicações do sistema sendo elas:
- Trazer acesso a internet para o próximo bilhão.
- Um segundo celular ou uma alternativa minimalista.
- Casos de uso para aplicações corporativas.
O próximo bilhão
Segundo a Kaiostech 4 bilhões de pessoas não tem acesso a internet, e existem potencialmente um mercado de pelo menos 1 bilhão de pessoas nos próximos anos, esse público está concentrado principalmente na África e na Índia onde o acesso a internet ainda é baixo. Com celulares baratos, custando menos da metade de um Android (na Índia é possível comparar um desses por U$10), o sistema para feature phones traz um boa alternativa para ser a porta de entrada de várias pessoas para a internet.
Um celular básico com poder do smart
Celulares com KaiOS, podem ser uma boa alternativa para quem deseja um estilo mais minimalista, o celulares possuem os recursos necessário para se manter conectado, mas com funções mínimas, o que pode servir para quem não quer se distrair com todas as possibilidades de um smartphone.
Aplicações corporativas
Com o baixo custo de um celular, corporações podem utilizar esse baixo custo e desenvolver aplicativos para a plataforma e economizar. Além disso ele pode ter boas aplicações em situações mais extremas trabalhos de campo, que as vezes exigem um aparelho mais resistente e com uma boa durabilidade de bateria.